segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Questões sobre Escolhas e Responsabilidade


 Alguma vez você já refletiu sobre o peso das suas escolhas? Porque fazemos escolhas o tempo todo. O que queremos, para onde iremos, o que comemos, o que vestimos; se vou calar, se vou silenciar; se cuido ou descuido de mim; se ataco, se protejo; se vou brigar, se vou correr. Entre milhares de outras decisões. 
Poder decidir e escolher é saber que a responsabilidade da vida é toda nossa.
O que é importante saber sobre as escolhas é que cada escolha vai além de nós mesmos. E o que isto significa? Significa que cada escolha que fazemos afeta a muitos ao nosso redor e talvez mais além. Pode afetar o núcleo famíliar, o ambiente de trabalho, os amigos e pessoas que desconhecemos. 
E o que isto tudo nos remete? Deixa claro a importância da responsabilidade das escolhas. 
Aqui vai um exemplo simples:
Numa das vezes que fui votar um sujeito parou o carro num local proibido, talvez pensando que aquilo não seria um problema, iria ser rápido. Infelizmente era próximo a garagem de uma frota de ônibus. Um dos ônibus que ia para rodoviária não pode passar, além de outros carros ficarem presos na rua. O motorista se desesperava na calçada sem conseguir resolver a questão, os passageiros aguardavam  no mínimo ansiosos na rodoviária, as outras pessoas presas na rua estavam revoltadas. Por fim descobriu-se que o tal sujeito votou e já que tinha vaga garantida foi almoçar num restaurante próximo dali. Você pode perceber quantas pessoas foram afetadas por uma simples decisão egoísta?
Você já parou para pensar no efeito dominó das suas escolhas?




5 comentários:

  1. Nem tinha me dado conta disso. Achei que só tinha a ver comigo as escolhas, mas se pensar... Principalmente as escolhas erradas, normalmente sobra para todo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Nós somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e a vida que temos é o reflexo destas escolhas.
    Às vezes é tão difícil escolher qual caminho seguir e mais ainda quando o resultado irá afetar a vida dos outros...Separar a escolha do ser individual da escolha do ser coletivo (que nem sempre é aquela que se quer ter enquanto indivíduo).
    Se a pessoa for capaz de assumir a responsabilidade de suas escolhas e manter a sua verdade, mesmo que isto vá afetar de alguma forma negativamente ou positivamente a vida dos outros, ela deve seguir seu caminho. Nada pior do que viver uma vida falsa.

    ResponderExcluir
  3. Ñ estava pensando sobre este lado das escolhas. O lado de ser inautêntico consigo. Isto é real e acontece muito, das pessoas escolherem de acordo com o q agradará os outros, a sociedade, por falta de autoconhecimento, medo, etc. Mas se vc puder deixar este ponto só por um momento e pensar sobre outro aspecto. Talvez aquelas escolhas q causam mal-estar aos outros pq são pautadas no egoísmo, na maldade, na irresponsabiidade mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Eu tb pensei assim, no prejuízo causado aos outros. Pq eu nunca tinha pensado nisso. Só tinha pensando q as escolhas são minhas doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  5. Nosso país tem um monte de exemplos para o foco que quer dar para a discussão. Acho que o exemplo máximo é a falta de cidadania e caráter de alguns dos nossos políticos. Muitos já se candidatam pensando no quanto ganharão de propina quando forem eleitos aos invés de pensar em prol da população...Escolhem não cumprir com a função para qual foram designados.
    Se levarmos para uma escala menor, a nossa, podemos analisar em quantas vezes pensamos em nós primeiramente, sem avaliarmos o qt uma decisão pode afetar a vida do outro.

    ResponderExcluir